CONSELHO PORTUGUÊS de IGREJAS CRISTÃS

Unidos no Amor e na Esperança

COPIC relança atividade em Assembleia Geral

O Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) realizou no passado sábado, 15 abril, nas instalações da Fundação CESDA em Aveiro, a sua Assembleia Geral anual. Foram eleitos os novos órgãos diretivos para o triénio de abril de 2023 a abril de 2026. O Bispo D. Jorge Pina Cabral (Igreja Lusitana) continuará a assumir a presidência da Direção e o Pastor Emanuel Dinis (Igreja Metodista) a presidência da Assembleia Geral. Os representantes das Igrejas membros do COPIC aprovaram por unanimidade os diversos relatórios e propostas submetidos à Assembleia. Foi evocada a memória de José Ribeiro Telhado, membro da Igreja Presbiteriana e do Conselho Fiscal, falecido em janeiro deste ano e trabalhador dedicado da causa ecuménica.

O novo plano de atividades contempla a continuação da relação com os organismos ecuménicos internacionais, nomeadamente o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC). O COPIC irá acolher em Lisboa, de 5 a 9 de junho próximo, um Seminário Internacional sobre Descolonização promovido pelo CMI e continuará a desenvolver em Portugal o programa europeu «Comunidades Religiosas mais seguras e fortes» promovido pela CEC e União Europeia no contexto da defesa da liberdade religiosa.

No âmbito de uma parceria a ser estabelecida com a Universidade da Maia, o COPIC vai integrar o projeto AURORA@COVID19-EU, que visa facilitar uma resposta articulada para suporte do luto e do sofrimento na sequência da pandemia COVID-19. Será prestada formação nesta área aos agentes pastorais das diversas Igrejas.

A vivência ecuménica juvenil esteve em particular destaque refletindo-se na necessidade da promoção de uma maior relação e cooperação entre os jovens das diversas Igrejas ecuménicas em Portugal. Nesse sentido a Direção irá promover um encontro nacional com os responsáveis dos diversos departamentos e secretariados juvenis.

Para preservação da identidade e memória do movimento ecuménico em Portugal será apresentado a instâncias internacionais um projeto para financiamento do tratamento do arquivo do COPIC. O Conselho integra desde julho de 2021 a rede portuguesa de Arquivos de Instituições Religiosas. Ainda e no âmbito do Programa Eco-Igrejas Portugal, prevê-se o lançamento no decorrer do Tempo da Criação 2023 (1 setembro a 4 outubro), da ferramenta digital «Indicadores de sustentabilidade A Rocha: Eco-Igrejas Portugal» que permitirá uma maior sustentabilidade e compromisso ambiental das diversas Igrejas e suas comunidades e organizações.

Os trabalhos terminaram com a recitação da oração do Pai Nosso e com um renovado compromisso de trabalho pela unidade e reconciliação das Igrejas e dos cristãos em Portugal.


Vila Nova de Gaia, Conselho Português de Igrejas Cristãs, 17 de abril de 2023

Download PDF

 

Newsletter

Subscreva-se e receba informações do COPIC


Joomla Extensions powered by Joobi

 

 

Conselho Português de Igrejas Cristãs - Copyright © 2020. All Rights Reserved.