«Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo» (Mt 2,2)
Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos – 18 a 25 janeiro 2022
Igrejas em Portugal chamadas a ser sinal de reconciliação e de esperança
Sustentadas no texto bíblico da Epifania de nosso Senhor Jesus Cristo ao Mundo (S. Mateus 2:1-12),as Igrejas em Portugal vão reunir-se em oração ao longo da semana de 18 a 25 de janeiro. Os textos litúrgicos que inspiram a oração pela unidade foram preparados pelos cristãos do Médio Oriente que escolheram o tema da estrela que surgiu no Oriente e guiou os Magos até ao recém-nascido menino Jesus. Os cristãos do Oriente estão conscientes de que também hoje o mundo compartilha muitas angústias e dificuldades e anseia por uma luz que mostre o caminho para o Salvador que pode vencer as trevas.
As exigências e desafios que se colocam a nível global à família humana requerem que os cristãos das diversas Igrejas se unam em adoração a Cristo abrindo os seus tesouros numa partilha de dons, que manifeste desde já um compromisso pela unidade e constitua um sinal de esperança para o caminhar do tempo presente. Foi com este espírito de serviço à humanidade e de promoção da unidade visível entre os cristãos que o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promoveram a tradução e edição em Português do Guião do Oitavário pela Unidade e dos Cristãos. A celebração a nível nacional entre as Igrejas cristãs terá lugar na Sé de Aveiro no Sábado 22 de janeiro às 17h00. Estarão presentes os bispos e responsáveis das diversas Igrejas. Apela-se à presença do povo de Deus nesta celebração de unidade e de amor. O guião com os temas e leituras bíblicas para cada dia do Oitavário pode ser seguido em www.copic.pt
Na cidade de Lisboa e integrada na Semana de Oração decorrerá a Vigília Ecuménica Jovem no sábado dia 22 às 21h30 na Igreja do Colégio de São Brito – Lisboa.
Guião - Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022