CONSELHO PORTUGUÊS de IGREJAS CRISTÃS

Juntos a anunciar o amor de Deus desde 1971

Igrejas Europeias Ecuménicas convidam à celebração do Tempo da Criação

Para observar o Tempo da Criação 2021, sob o tema “Uma casa para todos? Renovando a Oikos de Deus” o Presidente da CEC (Conferência das Igrejas Cristãs), Rev. Christian Krieger, e o Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), Sua Eminência o Cardeal Angelo Bagnasco emitiram a seguinte declaração conjunta:

“Meu Senhor, se agora acho graça diante dos teus olhos, não te afastes do teu servo” (Gênesis 18: 3).

No deserto, enquanto se sentava à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia, Abraão mostrou-se acolhedor e generoso e, ao compartilhar um pouco de água e um pedaço de pão, a promessa de Deus foi-lhe revelada. O ancião, cheio de fé, compreendeu que a pobreza de espírito consiste em abandonar qualquer presunção, com a pretensão de encontrar soluções para todos os problemas, colocando toda esperança em Deus, com humildade e paciência.

Este ano, o sinal bíblico da tenda de Abraão foi escolhido para representar o nosso compromisso para cuidar da nossa casa comum e cuidar da Criação num espírito de acolhimento e diálogo.

A sabedoria desta passagem bíblica ilumina a jornada e o trabalho das Igrejas na Europa, e revigora o seu compromisso com a Salvaguarda da Criação. Inspirados no tema da celebração do Tempo da Criação deste ano, por meio da oração e da ação, as nossas Igrejas devem procurar renovar a Oikos de Deus - para que o mundo se torne um lar para todos os filhos de Deus, sem exclusão de qualquer tipo.

A palavra grega “Oikos” significa "casa" aplicado a tudo o que é doméstico e familiar, tudo o que é objeto de cuidados, representando um interesse comum e uma responsabilidade compartilhada. Portanto, renovar a Oikos de Deus, a casa comum que compartilhamos, é um conceito que une toda a família humana na busca por um desenvolvimento integral e sustentável com justiça compartilhada.

Este tipo de desenvolvimento exige uma relação de melhor qualidade com o Criador da vida humana, da nossa relação com os outros e com a natureza. O espírito de acolhimento abnegado e de diálogo sincero, tal como foi demonstrado por Abraão, torna-se para os cristãos Europeus uma expressão de amor abnegado, capaz de gerar experiências humanas e espirituais que reconhecem que todos habitamos juntos e sem exclusão, na Oikos de Deus, a casa comum que Deus nos confiou com responsabilidade compartilhada.

Num espírito de boas-vindas e de diálogo, queremos contribuir com os nossos pensamentos e orações em relação a alguns aspectos que irão ser debatidos no fim deste ano nos próximos fóruns das Nações Unidas: a Conferência acerca da Biodiversidade, em Kunming China, assim como na 26ª Conferência de Parceiros para as mudanças Climáticas (COP 26) em Glasgow, Reino Unido. A maior parte do que as Igrejas da Europa podem oferecer como contributo para a comunidade internacional tem a sua origem nas iniciativas corajosas e nas boas práticas que moldam a vida diária das nossas comunidades cristãs.

Com um verdadeiro sentido de pertença à Igreja de Cristo, esforçamo-nos para ser construtores generosos da uma civilização que admira e estima tudo o que é humano, e sabe dar valor a tudo o que é oferta de Deus para a vida humana.

Diante da questão. “Uma Casa para todos?”, a nossa resposta deve ser tecida com a boa-vontade, e com o envolvimento na renovação diária da Oikos de Deus. Se soubermos praticar a justiça e falar a verdade a partir dos nossos corações, e não quisermos fazer mal ao nosso próximo, então merecemos “habitar na sua tenda” (Salmo 15:1) e a Sua Oikos será na verdade uma casa para todos!

Convidamos todos os Cristãos das igrejas Europeias, paróquias, comunidades eclesiais e todas a pessoas de boa-vontade a observar e celebrar o Tempo da Criação, que se estende de 1 de Setembro a 4 de Outubro, e esta celebração num espírito ecuménico, unidos em oração e acção. Para além disto, convidamos todos à oração por todos os grandes eventos internacionais que terão lugar durante este Outono – o Encontro sobre Biodiversidade das Nações Unidas e o COP 26 – para que estes eventos possam tomar os passos decisivos que as emergências climáticas necessitam.

[Traduzido e adaptado pelo COPIC do Comunicado à Imprensa da CEC nº: 15/21 de 26 de agosto de 2021, Bruxelas]

Newsletter

Subscreva-se e receba informações do COPIC


Joomla Extensions powered by Joobi

 

 

Conselho Português de Igrejas Cristãs - Copyright © 2020. All Rights Reserved.