CONSELHO PORTUGUÊS de IGREJAS CRISTÃS

Juntos a anunciar o amor de Deus desde 1971

Newsletter

Subscreva-se e receba informações do COPIC



Joomla Extensions powered by Joobi

 

 

 

Secretários ecuménicos europeus reuniram-se em Lisboa para falar sobre, a crise dos refugiados, a liberdade religiosa, e sobre assuntos da União Europeia.

De 31 de maio a 3 de junho a cidade de Lisboa recebeu os secretários-gerais dos Conselhos Nacionais das Igrejas da Europa (ENCC) para uma reunião anual convocada pela Conferência das Igrejas da Europa (CEC). Os participantes vieram de diferentes regiões da Europa e reuniram-se na Catedral da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana em Portugal), a convite do Conselho Português das Igrejas Cristãs (COPIC).

Esta reunião anual é uma oportunidade importante para se partilharem experiências e para as Igrejas se apoiarem mutuamente no trabalho ecuménico. Os secretários-gerais também apresentaram relatórios dos seus países, numa sessão liderada pelo secretário-geral da CEC Rev. Heikki Huttunen.

A situação atual na Europa esteve presente ao longo de todo o programa. Foi feita uma apresentação relacionada com a crise dos refugiados pelo Rev. Alfredo Abad Heras, vice-moderador da Comissão das Igrejas para os Migrantes na Europa. O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente demonstrou um interesse especial pelo grupo e ofereceu uma visita guiada pessoal aos tesouros históricos do Mosteiro de São Vicente de Fora. Envolveu todo grupo num diálogo aberto e poderoso sobre a necessidade de as Igrejas agirem e falarem em nome dos migrantes e refugiados na Europa. Os participantes também ficaram a conhecer a realidade do que se tem feito em Portugal para ajudar nesta situação com o Dr. Rui Marques, Presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

A liberdade religiosa e as tendências da religião em Portugal também foram destaque na agenda. O Secretário de Estudos da CEC, Peter Pavlovic conduziu o grupo numa discussão sobre a governação económica da União Europeia, e introduziu o trabalho da Rede Cristã Europeia do Ambiente antes da sua próxima assembleia em Helsínquia.

Em nome dos secretários-gerais que se reuniram em Lisboa, o Bispo Sifredo Teixeira, Presidente do COPIC, escreveu para os Conselhos Nacionais das Igrejas (NCC) do Reino Unido, antes do próximo referendo sobre a permanência na União Europeia. "Contem com as nossas orações e melhores sentimentos neste importante tempo de decisão", escreveu ele. "Acreditamos que a paz e a reconciliação estão no coração da União Europeia, sobretudo tendo em conta o legado de conflitos do passado."

Original letter

Facebook

Programas de Rádio


PopUp MP3 Player (New Window)

Conselho Português de Igrejas Cristãs - Copyright © 2015. All Rights Reserved.